segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Educação

Os primeiros anos da existência de Raul Soares, originariamente o distrito de São Sebastião de Entre Rios e, posteriormente, Matipóo ou Vila do Matipó, foram de muitas dificuldades e falta de apoio dos governos do Estado e da União. O mineiro - de Viçosa - Artur Bernardes, para manutenção da governabilidade e sua autoridade se viu forçado a decretar o Estado de Sítio para manter a ordem. Movimentos como a épica jornada do Forte de Copacabana e a Cruzada Prestes marcaram a década de 20 e o crash (quebra) da Bolsa de Valores de Nova Iorque refletiu-se severamente na economia brasileira provocando a acentuada queda no preço do café, principal item de exportação do país. Para culminar o resultado das eleições presidenciais não foi respeitado assumindo o poder o gaúcho Getúlio Vargas, líder da Revolução de 30.
Instalado o município, em 20 de janeiro de 1924, professores foram nomeados. Pelo Decreto n.º 18, de 5 de março de 1924, assinado pelo Cel. Carlos Gomes Brandão, presidente da Câmara Municipal, foi nomeada D. Delmira Pinto de Jesus, para exercer o cargo de “professora da escola primária mixta do povoado de Taboleiro, districto de Vermelho Novo.” Em 6 de maio de 1924, pelo Decreto n.º 23, o cidadão José Felippe Pereira foi nomeado professor primário de escola municipal de Sacramentinho de Vermelho Novo. Em 26 de maio de 1924, pelo Decreto n.º 25, o nomeado foi o cidadão Emygdio Alves Correia, para “Santana do Taboleiro do districto de Vermelho Novo.” Em 8 de abril de 1927, na Secretaria da Câmara Municipal, na presença do Cel. Raymundo Raphael Coelho, presidente da Câmara Municipal, escrito pelo Oficial de Secretaria Agostinho Braga, a Srta. Maura Honorio assinou Termo de Compromisso de bem e fielmente desempenhar as funções de professora municipal para a qual fora nomeada.
Em 26 de novembro de 1931 foi fundado o Instituto Orion, com sede na rua Francisco Costa Abrantes, popularmente conhecida como rua do Morro. Incentivava a prática de esportes encantando as platéias com a disciplina, organização e técnica do jovem “time dos estudantes” do Orion.
Em 1936, o prefeito municipal - o jovem médico Durval Octávio Grossi - pleiteou e conseguiu do Governo do Estado autorização para a construção de prédio para um grupo escolar na Rua Benjamin do Carmo. Colaborou o município com a doação de uma área de terreno com mais de três mil metros quadrados, conforme escritura lavrada no Cartório do Primeiro Ofício de Notas da Comarca de Raul Soares, em 23 de abril de 1936, registrado no Cartório de Imóveis no livro 3 – A, folha 132v/133, com o número/matrícula 1373. Construído o prédio pelo Governo do Estado, foi festiva e solene a sua inauguração, com a presença de autoridades estaduais. Foi dado ao grupo o nome de Benedito Valadares.
O Benedito fechou o ano de 2002 com mais de setecentos alunos.
Em Raul Soares tem sempre havido muito empenho e esforços para que se tenha uma organização educacional das melhores em Minas Gerais.
Com o advento do Benedito houve incentivo à criação de um curso de segundo grau. Surgiu, então o Ginásio São Sebastião, fundado pelo Prof. Alberto Álvaro Pacheco, de Viçosa. O São Sebastião funcionou no prédio hoje ocupado pela usina da cooperativa de leite, na Rua Bom Jesus. No início da década de 40 assumiu a direção do ginásio o jovem advogado Dr. Hugo de Aquino Leão, um dos filhos do mestre Edward Leão. O competente e entusiasta Hugo fez crescer o estabelecimento transformando-o no Instituto São Sebastião, com os cursos ginasial, normal e contabilidade.
Encerrado o produtivo ciclo do São Sebastião, o Dr. Gerardo Grossi, prestigioso chefe político da região, liderou a constituição da Fundação Educacional Juarez de Souza Carmo o que possibilitou a instalação do Colégio Regina Pacis, já criado e em funcionamento precariamente em escola estadual. O Regina Pacis, então, cresceu, com os cursos ginasial, normal e contabilidade. O prédio construído pela Fundação foi doado ao Governo do Estado de Minas ante o reconhecimento de que o Estado teria melhores condições de desenvolver o ensino em Raul Soares. Simultaneamente, ao Regina Pacis, contou Raul Soares com o Colégio Edward Leão, uma iniciativa do contabilista Éder Ribeiro.
Inaugurando-se uma nova fase no ensino em Minas Gerais, nos últimos anos do século XX, duas escolas estaduais foram municipalizadas: a Afonso Vaz e a Cel. João Domingos. Afonso Vaz foi um fazendeiro e político de muito prestígio em Raul Soares e João Domingos, o legendário Cel. João Domingos, foi uma das grandes lideranças da política municipal. Foi vereador e prefeito municipal nos anos 20 e 30. Muito contestada de início, chegou-se à conclusão que a municipalização foi benéfica à comunidade, somando as duas escolas algo em torno de setecentos alunos no final de 2002.
O município dispõe de mais seis escolas estaduais, todas elas com relevantes serviços prestados ao ensino. EE. Dom Helvécio, o nome é uma homenagem a um dos mais cultos e sábios bispos de Mariana, em Bicuiba; EE. Dr. Luiz Martins Soares, justa homenagem ao Dr. Zito Soares, um político ilustre de Ponte Nova, em São Vicente da Estrela; Pe. Júlio Maria, homenageando ao virtuoso padre que por tantos anos esteve presente na vida dos cidadãos de Manhumirim e de toda a região, em Santana do Tabuleiro; João Felisberto Costa, lembrando o nome de um cidadão dos mais importantes de Raul Soares, em São Sebastião do Óculo e Albano Pires, homenagem a um dos ilustres membros do clã dos Pires, em Vermelho Velho.
As demais escolas são municipais sendo de justiça que se destaque a tradicional Escola Manoel Máximo Barbosa, localizada no Bairro Dr. Durval Otávio Grossi ( Vila do Asilo), no inicio de 2000 com 159 alunos, a E. M. Sebastião Inácio Teixeira, no Córrego do Gavião - Santana Tabuleiro, com 22 alunos; E.M. Agostinho Batista Pires, no Córrego da Conquista – Santana do Tabuleiro, com 44 alunos; E.M. José Xavier de Barros Filho, no Córrego dos Valerianos – Santa do Tabuleiro, com 25 alunos; E.M. Sagrado Coração de Jesus, no Córrego Grande – Santana do Tabuleiro, com 58 alunos; E.M. José Jacó, no Córrego do Jacó, Santana do Tabuleiro, com 44 alunos; E. M. José Faustino da Rocha, no Córrego das Três Barras - Bicuiba, com 20 alunos; E.M. Francisco Vicente de Araújo, no Córrego São Lourenço de Cima - Bicuiba, com 31 alunos; E.M. José Alves de Souza, no Córrego dos Miranda – Vermelho Velho, com 35 alunos; E. M. Pe. Manoel Moreira, no Córrego dos Botelhos – Vermelho Velho, com 38 alunos; E. M. Valentim Martins Pena, na Fazenda José Pena – São Vicente da Estrela, com 13 alunos; E. M. José Raimundo de Souza, na Fazenda Itororó – São Vicente da Estrela, com 19 alunos; E. M. José Adolfo Moreira Assad, na Vila Barbosa, com 39 alunos; E.M. Cardeal Mota, em Cornélio Alves, com 35 alunos.
Os fundadores do Regina Pacis imaginavam também instalar no município um colégio industrial sendo para essa finalidade construído na Av. Elza Bacelar um prédio chamado de Anexo II. A idéia não vingou. Mas, ao prédio foi dado uma finalidade nobre. Em 1990, foi adaptado e acolheu a ASSECRAS. Raul Soares se inseriu na era da informática, com um curso de Processamento de Dados. A ASSECRAS cresceu e logo passou a ali também funcionar um curso de ensino fundamental. Mérito dos prefeitos Wiron e José Constantino que contando com a inestimável ajuda do deputado Agostinho Patrus, conseguiram a doação do imóvel do Governo do Estado para o Município de Raul Soares, com a aprovação da Assembléia Legislativa, conforme Lei Estadual n.º 10.755, de 28 de maio de 1992. Raul Soares incorporou os imóveis ao patrimônio municipal conforme a Lei n.º 1.536, de 7 de junho de 1994. Amparado no art. 15 - I – b, da Lei Orgânica do Município, a Lei n.º 1.604, de 19 de junho de 1996, assegurou à ASSECRAS direito real de uso do imóvel.
Em 2001 iniciou-se o primeiro curso superior de Raul Soares (Curso Superior de Magistério). O empenho do prefeito Homero nessa conquista tem que ser reconhecido. A UNIPAC, certamente, ampliará as suas atividades em Raul Soares implantando novos cursos de 3º grau no município indo ao encontro dos anseios da comunidade.
Competência, organização, qualidade de ensino e tradição, sobram na entidade mantenedora do estabelecimento fundada e dirigida pelos Andradas, presentes na História do Brasil desde o Império.
A partir do ano de 2004 o município de Raul Soares passou a contar com o Colégio DARWIN que deverá marcar uma fase das mais profícuas no desenvolvimento do ensino na região tendo-se em vista o gabarito administrativo de seus dirigentes e a experiência de seu corpo docente sobejamente comprovados no estado de Minas Gerais.
Na área especializada, o amor e a dedicação ao próximo e ao ensino, motivam os dirigentes e professores do Pré Primário Pequeno Príncipe; na APROMAI - Associação de Proteção à Maternidade e a Infância e na APAE - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais.
Cursos livres de línguas completam o quadro de ensino, com real proveito para aqueles que os freqüentam, destacando-se o eficiente e meritório trabalho do GO-AHEAD, há mais de duas décadas, e do CCA, a partir do ano de 2002.

Nenhum comentário: