O pontilhão sobre o rio Matipó foi construído nos primeiros anos do século passado pelos ingleses da empresa The Leopoldina Railway Company.
Representou um marco de progresso em São Sebastião de Entre Rios, distrito de Rio Casca. Sobre a sua robusta estrutura trafegaram as pesadas locomotivas e vagões da Estrada de Ferro Leopoldina - traço de união entre São Sebastião de Entre Rios / Caratinga.
Erradicado o trecho ferroviário de Ponte Nova a Caratinga, transformou-se em ponte tornando-se a via preferencial de acesso da Rua Bom Jesus e adjacências ao centro da cidade.
As locomotivas e os vagões que por ali passavam cederam o espaço para os veículos automotores e as bicicletas. Ganhou duas irmãs (passarelas) nas laterais; que asseguram maior segurança aos pedestres que por ali passam: alguns, na busca do trabalho; outros, nas saudáveis caminhadas diárias e as crianças, irreverentes e alegres, para as escolas.
Brevemente, contará um centenário de existência, sob os olhares nostálgicos dos velhos moradores e a indiferença da maioria dos seus usuários, assoberbados pelos problemas existenciais.
Durante a sua vida muita coisa se passou neste mundo de Deus: o governo atribulado de Artur Bernardes; a revolução de 30; o Estado Novo; a construção de um prédio na rua Bom Jesus, para um hospital, posteriormente destinado ao saudoso Ginásio São Sebastião, sede atual da usina da cooperativa de leite; a Segunda Grande Guerra Mundial que enlutou muitos lares e trouxe tanto sofrimento em todo o mundo, E, um fato importante: o distrito de São Sebastião de Entre Rios emancipou-se. Virou cidade. E por força da Lei Estadual n.º 862, a partir de 19 de setembro de 1924, passou a se chamar Raul Soares, uma homenagem das mais justas a um dos grandes homens públicos de Minas, falecido, quando no exercício do governo do Estado de Minas, o que o impediu de cumprir integralmente o mandato de Presidente do Estado, para o qual fora eleito pelos mineiros.
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