quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Um novo tempo: Eleição direta do primeiro prefeito de Raul Soares

Vencido o obscuro período da Era Vargas (1930/1945) o Brasil passou a respirar democracia. Lowell, poeta e escritor norte – americano (1819-1891) fala da democracia de forma interessante e objetiva: Democracy gives every man the right to be his own oppressor - a democracia dá a cada homem o direito de ser o seu próprio opressor (tirano) - .
Em 1945, o voto popular elegeu Presidente da República o General mato-grossense Eurico Gaspar Dutra.
Em 1947, o pontenovense Milton Soares Campos, um democrata puro, assumiu o Governo de Minas, ungido pelo voto popular, com o compromisso (cumprido) de implantar em Minas “um Governo mais da Lei do que dos homens”.
Aos doze dias do mês de dezembro de 1947, em sessão solene presidida pelo Exmo. Sr. Dr. Lindolfo Paolielo, Juiz de Direito da Comarca de Raul Soares, secretariada pelo vereador Hugo de Aquino Leão, com as formalidades de estilo, foram empossados os onze vereadores eleitos: Dr. Hugo de Aquino Leão, João Florencio de Morais, Antonio da Costa Ribeiro, Moacyr Búbula, Theodomiro Barbosa Nunes, Mario Vieira dos Anjos, José Moreira de Abreu, José Xavier de Barros Filho, Hildebrando Cyriaco de Assis, José da Silva Maia, Raymundo Antunes de Souza. Procedida a eleição da Mesa Diretora, verificou-se o seguinte resultado: Presidente - João Florencio de Morais; Vice- Presidente - Moacyr Búbula ; Secretário - José da Silva Maia.
Em 21 do mês de dezembro de 1947, foi a vez de a Câmara Municipal de Raul Soares empossar o primeiro prefeito de Raul Soares, eleito pelo voto popular - o Farmacêutico Nilo de Abreu.
Num período de transição política – de 1945, quando foi exonerado o Dr. Durval Octávio Grossi, ao ano de 1946 – foram prefeitos de Raul Soares, alguns em curtíssimo período: Dr. Luiz Domingos da Silva, José de Oliveira Juncal (Juiz de Direito), Eng.º Antonio Matos Jardim, Décio Mendes (secretário da Prefeitura), Dr. Benevenuto Lobo Pereira e Dr. Carlos Cotrim Berla.

-

O Termo de Compromisso e Posse do Prefeito Nilo de Abreu tem a redação a seguir transcrita:

Termo de compromisso e posse do Excelentíssimo Senhor Farmacêutico Nilo de Abreu, no cargo de Prefeito do Município de Raul Soares.

Aos vinte e um dias do mez de dezembro do ano de mil novecentos e quarenta e sete, perante a Câmara Municipal de Raul Soares, Estado de Minas Gerais, reunida em sessão solene no Edifício da Prefeitura Municipal, sob a presidencia do Senhor João Florencio de Morais, compareceu o Excelentíssimo Senhor Farmacêutico Nilo de Abreu, Prefeito eleito deste Município, diplomado pelo Juiz Eleitoral da 123ª Zona deste Estado, que, depois de prestar o compromisso legal, tomou posse no cargo de Prefeito do Município de Raul Soares.
E, para constar, lavrou-se o presente termo, que vai assinado, pelo empossado, pela Mesa da Câmara e Vereadores presentes.
Sala das Sessões da Câmara de Raul Soares, 21 de Dezembro de 1947
João Florencio de Morais
Nilo de Abreu
José da Silva Maia
Moacyr Búbula
Hugo Leão
Theodomiro Barbosa Nunes
José Moreira de Abreu
José Xavier de Barros Filho
Hildebrando Cyriaco de Assis
Mario Vieira dos Anjos.

-

A seguir, a Câmara Municipal deu posse ao Excelentíssimo Senhor Doutor José Zeferino Pires, no cargo de Vice – Prefeito, com as formalidades de praxe.
Inaugurava-se, desta forma, um novo tempo na história política e administrativa de Raul Soares.

Nenhum comentário: