quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

A imprensa em Raul Soares

Falar-se sobre a importância da imprensa na vida de um povo é algo como chover no molhado.
A imprensa é sinônimo de liberdade, de independência, de altivez, de informação.
No distrito de São Sebastião de Entre Rios circulou em 1917 o jornal “A Sentinela”, de propriedade e direção de Vinícius Lopes e Daniel Avellar. Ridendo castigat mores, era a mensagem símbolo, logo abaixo do título do jornal.
Em 1918, foi a vez do jornal “O Entre Rios” cujos redatores eram Theo do Valle e Daniel Avellar.
A Lei n.º 15, de 29 de novembro de 1924, continha autorização ao Presidente da Câmara Municipal para pagamento da quantia de R$ 494$000 ao “Correio da Matta” de Ponte Nova, referente a papel e material fornecido para o jornal “Villa Matipóo” e de R$ 915$000 ao Sr. Alcides Natal, de serviços prestados e material fornecido para o mesmo jornal.
Na década de 30, um período dos mais difíceis e conturbados na vida brasileira o Sr. Nicolau Simas editou na Gráfica Americana o jornal “Raul Soares”. O eminente advogado Dr. Dilermando Rocha, falecido há pouco tempo, um dos mais ilustres membros do clã dos Rocha, foi um dos assíduos colaboradores do “Raul Soares”.
Na década de 40, circulou regularmente “A Tribuna”, sob a responsabilidade do Sr. José Gonçalves, secretário da Prefeitura Municipal de Raul Soares. O jornal continha um noticiário variado. O futebol em Raul Soares viveu uma fase das mais brilhantes com o Esporte Clube Raul Soares, com memoráveis partidas no Estádio da Gameleira (Belchior). A “Tribuna” registrava semanalmente as façanhas esportivas dos atletas raul-soarenses.
Os capítulos de uma novela - influência do rádio -, escrita por dois raul-soarenses, foram publicados.
Em 1950, foi a vez do jornal “O Imparcial”, de circulação semanal, tendo como Diretor e Redator o advogado e educador Dr. Hugo Leão e Diretor Comercial o Sr. Alcides Toledo da Silva. O Prof. Edward Leão, o poeta Gonçalves da Costa, deleitaram os leitores com belas páginas. Também o autor desta coluna colaborou com o jornal vários anos, divulgando e comentando notícias econômicas e financeiras sob o título “Retalhos . . “ e outras publicações.
No fim da década de 50, circulou em Raul Soares “O Chaveco”. Na edição n.º 26, de 27 de janeiro de 1957, “O Imparcial” saudou o nascimento do irmão caçula com as seguintes palavras: “Está nas ruas o Chaveco causando algumas dores de cabeça e desopilando o nosso fígado. Menino nanico, malcriado e útil. O jornalzinho traz a marca da juventude de seus responsáveis. É alegre, inquieto e loquaz. Estava nos fazendo falta o “Chaveco”. Que sua vida seja longa, são os votos d’O Imparcial”.
“A Folha da Mata”, órgão independente e de publicação quinzenal, circulou nos anos 69/70. De vida curta, como o “O Município”, fundado e dirigido pelo nosso saudoso amigo Bebé Ramos, ex-escrivão do Registro Civil e secretário da Prefeitura Municipal de Raul Soares, contando com a colaboração de Moreno Leão que, com a verve que lhe era peculiar, criou no “Município” a coluna “Distrito”. O “Avante”, de Humberto dos Santos Leal e Olímpio César, esteve presente semanalmente nos lares raul-soarenses, nos anos 57/58, comprometido com a doutrina de Plínio Salgado, um renomado intelectual e ideólogo brasileiro defensor da interessante tese de implantação do imposto único na economia brasileira. Em março de 1967 surgiu “A Verdade”, fundado e dirigido pelo Dr. Gerardo Grossi, “para dizer a verdade, toda a verdade e somente a verdade de quanto souber”. Comprometendo-se a ser “sentinela avançada na defesa de garantias e liberdades.” “Segunda Via”, foi um bom projeto de jornal do competente Swami Barbosa, também de existência efêmera.
Sob a responsabilidade de estudantes circularam também alguns jornais. Em 1940, “A Voz do Estudante”, com a colaboração de estudantes do Ginásio São Sebastião e sob a direção de Dilermando Rocha Galvão, na atualidade um senhor escritor, autor de Primeiro Amor & Os Outros, Água Mansa, Irmão Preto, este, com o prestígio de prefácio do Senador Artur da Távola. “O Furacão”, e o “Martelo”, editados por estudantes do Regina Pacis; e “News”, da ASSECRAS, idealizado por Wiron Francisco e o autor desta coluna e editado pelo jornalista Juscelino Saavedra.
Nos anos 90, o Poder Público informou o que se passava na administração municipal através do “Informativo Novos Tempos”, “Informativo Visão de Futuro” e “Jornal da Câmara”.
Há mais de quatro lustros o “Jornal de Raul Soares” está presente nos lares raul-soarenses. Também os irmãos caçulas “Expressão Popular” e “Informativo Municipal”, em cores.
Merecem destaque o “DiaaDia do Estudante” e o “Beneditando”, jornais que há alguns anos são publicados com trabalhos dos alunos da Escola Municipal “Coronel João Domingos “e da Escola Estadual “Benedito Valadares”. Um forte estímulo, e elogiável esforço, direcionado à atividade intelectual.

Um comentário:

Luciano Avellar disse...

Caro José Geraldo,
Sei que esse não é o espaço adequado, por isso me desculpo. Mas gostaria de saber se o sr. tem notícias do do poeta Dilermano Rocha.
Cas tenha notícia, enviar para o meu e-mail lucianoavel@gmail.com.
Grato,
Luciano Avellar