sábado, 8 de dezembro de 2007

O primeiro prefeito municipal

Conforme a Grande Enciclopédia Larousse Cultural relata “a Revolução de 30 foi um movimento político-militar que pôs fim à Primeira República e deu início à Segunda República no Brasil. Seguiu-se à derrota eleitoral da Aliança Liberal e encontrou sua motivação emocional no assassinato de João Pessoa. Representou o coroamento dos levantes da década de 20, fundindo o Tenentismo com a luta política dos setores agrícolas não cafeeiros e as reivindicações das camadas médias urbanas. Sob a liderança civil de Getúlio Vargas e com o coronel Góis Monteiro no comando militar, o movimento teve início a 3 de outubro de 1930 em Porto Alegre com um assalto, chefiado por Osvaldo Aranha, ao QG do Exército. Quase simultaneamente, o levante militar eclodia em Belo Horizonte, Paraíba e Recife, difundindo por vários Estados e promovendo a derrubada dos governadores”.
Uma junta militar depôs o Presidente Washington Luiz a 24 de outubro, transmitindo o poder a Vargas.
A revolução de 30 alterou profundamente a administração pública municipal.
As atividades das câmaras de vereadores foram suspensas. Ante isto, deixou de existir o Presidente da Câmara Municipal, com dupla atribuição: legislativa e executiva. Nasceu, então, o cargo de Prefeito Municipal, assumindo o cargo em Raul Soares o Cel. João Domingos da Silva, ex-vereador, negociante de fazendas, armarinho, ferragens, calçados, louças, chapéus de sol e de cabeça, sal, querosene, cal, farinha de trigo, arame farpado e comprador de café em alta escala, como se vê em anúncio promocional publicado no jornal A Sentinela de 26 de agosto de 1917.
O primeiro ato do prefeito foi nomear e empossar o Secretário da Prefeitura, recaindo a escolha no cidadão Levindo de Assis Lopes, portador de todos os requisitos para bem exercer o cargo: competência, discrição, responsabilidade, espírito público, sagacidade, respeito aos cidadãos e às leis. Lopes, desde o ano de 1924, prestava serviços ao município como oficial de secretaria da Câmara Municipal.
Ontem, como hoje, o cargo de secretário da prefeitura, é um dos mais importantes na administração municipal. Para alguns, o mais importante dentre todos. Ao longo dos anos exerceram o honroso e espinhoso cargo: José Gonçalves (fundador e redator do jornal A Tribuna); Sílvio Silva, Décio Mendes (que, em período de transição, foi prefeito); Geraldo Thomaz Silveira de Souza (Geraldo Pongó), José da Silva Ramos (Bebé Ramos) (fundador e redator do jornal O Município). O experiente Bebé, foi, certamente, o servidor municipal que esteve investido no cargo durante mais tempo – mais de trinta anos.
Atualmente, Rita de Cássia Silva Gomes, discípula de Bebé, exerce o cargo. É a primeira mulher na função.
Ao assumir o cargo de Secretário da Prefeitura o cidadão Levindo de Assis Lopes - aos 21 dias do mês de dezembro de 1930 - foi lavrado o Termo de Compromisso a seguir transcrito. Lopes, passou à história do município como o primeiro secretário nomeado para a prefeitura municipal de Raul Soares.

TERMO DE COMPROMISSO


Aos 21 dias do mês de dezembro de 1930, no edifício da Prefeitura Municipal de Raul Soares, ahí presente o Cel. João Domingos da Silva, Prefeito Municipal, compareceu o cidadão Levindo de Assis Lopes, nomeado para o cargo de Secretário da Prefeitura, por acto de hoje e, ao qual foi deferido o juramento na forma da lei. Acceito o juramento, prometteu cumpril – o. Eu, Levindo de Assis Lopes, secretário, o escrevi.

João Domingos da Silva
Levindo de Assis Lopes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu avô

Anônimo disse...

Então, sou filho de Antônio Maximiano da Silva filho caçula do Cel. João Domingos da Silva, meu nome é Márcio Henrique da Silva, estou tentando organizar a árvore genealógica da família Domingos, se poder me ajudar marciosensei@yahoo.com.br ou @marcio_sensei Instagram. Obrigado